Treinamentos

Educação Ambiental

A educação ambiental objetiva a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação.

Sendo assim, ela busca a formação de funcionários conscientes e críticos, fortalecendo as boas práticas ambientais  no ambiente de trabalho.

Aliado a isso, trabalha com a inter-relação entre o ser humano e o meio ambiente, desenvolvendo um espírito cooperativo e comprometido com o desenvolvimento da empresa.

A importância da educação ambiental vem lado a lado de seus princípios e objetivos, a grande importância da educação ambiental reside na atuação consciente dos cidadãos. Ela visa, portanto, o aumento de práticas sustentáveis bem como a redução de danos ambientais.

Ao lado de seus princípios e objetivos, a grande importância da educação ambiental reside na atuação consciente dos cidadãos. Ela visa, portanto, o aumento de práticas sustentáveis bem como a redução de danos ambientais.

A Política Nacional de Educação Ambiental é proveniente dlei n.º 9 795 criada em 27 de abril de 1999. Sancionada pelo presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso dispõe sobre Educação Ambiental e estabelece esta política nacional.

Esta lei encontra-se em vigor na data atual e seus parâmetros estabelecidos compõem as diretrizes usadas nas demais leis da área ambiental e administrações públicas a nível nacional servindo de padrão as mesmas e, por definição, o primeiro artigo da referida lei preconizou o que se entende por educação ambiental, conforme explica (Silva 2017)[1]:

Art.  Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e suas sustentabilidade.

 

Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

O treinamento de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, além de ser instrumento de aplicação de Leis, é uma ferramenta utilizada para o controle da gestão dos resíduos gerados, permitindo as organizações terem um diferencial competitivo em um mercado que dá importância significativa às ações ambientais no que tange o assunto resíduos, ou seja  que eliminam ou reduzam os impactos ambientais em determinados empreendimentos. No treinamento será abordada a classificação e as formas de acondicionamento dos resíduos, além das etapas de qualificação de fornecedores de serviços de transporte e destinação final.

Conforme determina a Lei nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a gestão de resíduos precisa assegurar o reaproveitamento e reciclagem máximos, bem como a redução dos rejeitos — que são os materiais que não apresentam viabilidade técnica e econômica para o processo de reciclagem. Cada gerador se responsabiliza pelos resíduos produzidos, os quais devem ser segregados na fonte.

Carga horária:  4h

Local: In company

Aulas teóricas e praticas

Com certificado de capacitação

 

Indicadores de Desempenho

O treinamento tem por finalidade capacitar os participantes no entendimento da ferramenta de gerenciamento de indicadores, como identificar os indicadores relevantes ao negócio e a importância estratégica do monitoramento que irão resultar em ações preventivas e corretivas, embasado em indicadores (KPIs) especialmente aplicados ao Balanced Scorecard. Os alunos vão vivenciar através de exercícios práticos como identificar os indicadores, fazer o monitoramento e a análise crítica, além de desenvolver planos de ação preventivos ou corretivos.

Aspectos e Impactos Ambientais

O objetivo do treinamento é capacitar os participantes a utilizarem técnicas e ferramentas de identificação e valoração dos aspectos ambientais, e a determinarem seus respectivos impactos, de maneira a atingir conformidade com os requisitos da NBR ISO 14001. O treinamento será ministrado em forma de oficina fazendo com que a organização estabeleça uma cultura prevencionista, sendo reconhecida pelo mercado e comunidade que está inserida.

Perigos e Riscos a Saúde e a Segurança do Trabalho

O objetivo do treinamento é capacitar os participantes na utilização de técnicas e ferramentas de identificação e valoração dos perigos a saúde e segurança ocupacional e a determinarem seus respectivos riscos, de maneira a minimizá-los ou eliminá-los e atingir conformidade com os requisitos da 45001.

O treinamento será ministrado em forma de oficina fazendo com que a organização estabeleça uma cultura prevencionista, sendo reconhecida pelo mercado e comunidade que está inserida.

Os riscos e perigos devem ser identificados de acordo com o contexto da sua organização. Bem como, os incidentes internos ou externos, incluindo emergências e atividades que causam incômodo no entorno. Podem ser, por exemplo, ruído, odor, dentre outros mais.  Salienta-se que é importante observar  a preocupação da norma, não só com a segurança do trabalhador, mas também com a saúde do mesmo. Sendo assim, todo perigo psíquico e emocional precisa ser considerado durante esta avaliação.

Outra novidade é a preocupação com todas as partes interessadas que possuem acesso ao local de trabalho. Assim como visitantes, terceiros e fornecedores, que antes não era considerados no levantamento de perigos e riscos. Além disso, a empresa possui a responsabilidade compartilhada com todos os colaboradores que desempenham atividades para ela.

Dessa forma, o contexto geral para realizar o levantamento, tem como ideia central que o ambiente deve se adaptar ao colaborador e não o colaborador ao ambiente. E quando mencionamos ambiente, podemos entender como as estruturas, maquinários, equipamentos, posto de trabalhos, dentre outros.

Carga Horária: 4h

Local: In company

Aulas teóricas e praticas

 

Legislação de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente

Treinamento teórico e prático para capacitar os participantes a identificar e interpretar as legislações ambientais e de segurança do trabalho nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal, assim como realizar as pesquisas e elaborar o plano de ação de forma a ter respostas mitigadoras para o atendimento legal, colocando a organização na vanguarda, evitando-se autuações e multas aplicadas ao empreendimento.

 

Treinamento para Auditores internos:

ISO NBR 9001:2015;

ISO 14001:2015 ;

45001/2018 

Preparar e capacitar os participantes no entendimento e interpretação das normas, como evidenciar o atendimento aos requisitos normativos, identificar as conformidades e não conformidades, assim como elaborar relatório de auditoria.

A proposta do treinamento, além das aulas teóricas, é elaborar oficinas práticas para fazer com que o aluno vivencie as etapas da auditoria que consiste em planejar, executar, analisar os resultados e elaborar relatório conclusivo, bem como preparar reunião de encerramento da auditoria, fazendo com que as empresas tenham melhoria continua nos seus processos.

 

Interpretação da NBR ISO 9001:2015; ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007

Este treinamento tem por objetivo apresentar aos participantes a interpretação dos requisitos normativos e as ações necessárias para implantação da Norma NBR ISO 9001, NBR 14001 e OHSAS 18001, com apresentação de casos práticos e vivências do facilitador, aplicação de exercícios para interpretação da norma fazendo com que os participantes tenham o melhor aproveitamento no planejamento e implantação da norma em suas organizações.

Gerenciamento de Projetos

Tem por objetivo preparar os profissional para gerir projetos e suas equipes, nas diversas áreas do conhecimento, através do uso de metodologias adequadas com base nas práticas do PMI (Project Management Institute), além de técnicas e ferramentas necessárias para o seu adequado planejamento, desenvolvimento e monitoramento, a fim de reduzir riscos e custos e garantir a finalização dos projetos com sucesso.